EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL Nº 001/2010
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL Nº 001/2010O PREFEITO MUNICIPAL DE VENHA VER/RN, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Lei Orgânica
Municipal, combinado com o disposto no artigo 37, inciso II da Constituição Federal e Emenda Constitucional 51 e Lei
Federal 11.350, faz saber que realizará Concurso Público de Provas e de Provas e Títulos para preenchimento de vagas no
seu quadro funcional, conforme as condições estabelecidas no presente Edital de Abertura, nos termos que segue.
1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES.
1.1 – O Concurso Público do Município de Venha Ver é meio constitucional de seleção de servidores para integrar
o quadro efetivo da Prefeitura de Venha Ver/RN, designada pelo Chefe do Poder Executivo Municipal.
1.2 – O concurso será regido por este edital e executado pela empresa SOLUÇÕES – Métodos e Seleção de
Pessoal LTDA, sob a coordenação e supervisão da Comissão Examinadora do Concurso Público 2010.
1.3 – A seleção para os cargos de que trata este edital compreenderá as seguintes fases: a) provas objetivas, de
caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos; e b) prova de títulos somente para os cargos de Professor –
todas as áreas.
2. DAS INSCRIÇÕES.
2.1 – As inscrições serão realizadas no período de 04/05/2010 a 15/05/2010, pela internet, através do site
www.solucoesconcursos.com.br ou de forma presencial em Venha Ver, na sede da Prefeitura.
2.2 – A organizadora do Concurso Público disponibilizará local para realização das inscrições para os candidatos
que não dispuserem de acesso à internet. O local estará aberto ao público diariamente, no horário de 08h00min as
13h00min, em todos os dias úteis, com intervalo de 01h00min para almoço.
2.3 – O local para os candidatos que não possuam meios de acesso à internet será no município de Venha
Ver/RN, na sede da Prefeitura, situada a Rua José Bernardo de Aquino, 53 - Centro em Venha Ver/RN.
2.4 – Ao preencher o Formulário eletrônico de inscrição o sistema deverá gerar um boleto bancário, com
vencimento previsto para o dia seguinte ao do preenchimento, e não sendo pago podendo ser re-impresso até o último dia
de inscrição com vencimento previsto para 15 de maio de 2010. Não constando o pagamento até esta data, a inscrição
será cancelada. Não serão aceitos pagamentos da inscrição por meio de depósitos, cheques, ou transferências entre
contas, ou realizados após o vencimento.
2.5 – Para os candidatos que se inscreverem em mais de um cargo, a inscrição anterior será sempre cancelada,
sendo impossível concorrer a mais de um cargo.
2.6 – Por hipótese alguma será devolvida a Taxa de Inscrição paga pelo candidato, bem como não haverá isenção
da Taxa para nenhum candidato.
2.7 – O candidato deverá guardar consigo o Comprovante de Pagamento da Inscrição até o dia prova, devendo
apresentá-lo sempre que for solicitado e os valores das taxas de inscrição serão de acordo com o nível de Escolaridade
mínimo exigido para cada cargo, a saber:
ESCOLARIDADE MÍNIMA INSCRIÇÃO
Nível Fundamental 1ª Etapa R$ 25,00
Nível Fundamental Completo R$ 30,00
Nível Médio R$ 40,00
Nível Técnico R$ 50,00
Nível Superior R$ 60,00
2.8 – O Manual do Candidato poderá ser baixado da internet por qualquer candidato, através de link a ser
disponibilizado no site www.solucoesconcursos.com.br.
2.9 – Para os candidatos concorrentes ao cargo de Agente de Endemias, os mesmos devem residir na comunidade
onde atuará desde o inicio do Processo Seletivo (Publicação do Edital do Concurso Público).
3. DOS CARGOS E DAS VAGAS.
3.1 – Todos os cargos e vagas previstas para esta seleção encontram-se previstos no ANEXO 01 deste Edital, com
seu código, nomenclatura, escolaridade, vencimento básico, valor da inscrição e carga horária semanal.
3.2 – O conteúdo programático está disponível no Anexo 02 deste Edital.
4. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO.
4.1 – Para ser investido no cargo, o candidato aprovado neste concurso, deverá observar os seguintes requisitos:
a) Ter nacionalidade brasileira;
b) Idade mínima de 18 anos no ato da homologação;
b) Estar quite com as obrigações eleitorais, e militares, para candidatos do sexo masculino;
c) Estar em gozo dos direitos políticos;
d) Apresentar o nível de escolaridade exigido para o cargo ou função;
e) Aptidão física e mental, comprovada em inspeção médica oficial.
5. DO CONCURSO.
5.1 – O concurso terá validade de 2 (dois) anos a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser
prorrogado por mais 2 (dois) anos, mediante Decreto do Chefe do Poder Executivo Municipal, com publicação na
Imprensa Oficial.
5.2 – O preenchimento das vagas se dará de forma gradual, não estando à administração obrigada a convocar
todos os candidatos em um único ato administrativo.
6. DA PARTICIPAÇÃO DO CANDIDATO.
6.1 – O candidato terá a sua disposição o “Manual do Candidato”, que estará disponível no site
www.solucoesconcursos.com.br.
Estado do Rio Grande do Norte
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D O V E N H A V E R
Rua: José Bernardo de Aquino nº. 53 – Centro, Tel. (84) 3355 0001, Fax (84) 3355 0013
CEP 59.925-000 CNPJ: 01.612.380/0001-88 – e-mail pmvenhaver@brisanet.com.br
6.2 – O candidato que apresentar o comprovante de pagamento até o dia 15 de maio de 2010 no endereço
constante no item 2.3 do presente edital receberá o “Manual do Candidato” gratuitamente, contendo: Cópia deste Edital.
6.3 – Os cartões de inscrições estarão disponibilizados no site da empresa, a partir do dia 24/05/2010 até o dia
19/06/2010.
6.4 – O cartão de inscrição conterá além do número de inscrição, o nome completo, número do documento usado
na inscrição, local e sala onde o candidato prestará exame.
7. DAS PROVAS, DO GABARITO E DOS RECURSOS.
7.1 – Todas as provas serão aplicadas na cidade de Venha Ver/RN, nos dias 19 e/ou 20 de junho de 2010,
podendo ainda ser no turno matutino e/ou vespertino, dependendo da quantidade de candidatos inscritos e de
conveniência com a quantidade de unidades de aplicação de provas, em horário estabelecido no Cartão de Inscrição
(disponibilizados na internet, conforme item 6.3). A Prova terá duração máxima de 3 (três) horas.
7.2 – O candidato deverá comparecer ao local destinado para realização das provas com antecedência mínima de
30 minutos em relação ao horário previsto para início da Prova, conforme cartão de inscrição, uma vez que os portões
serão fechados impreterivelmente na hora estipulada no cartão de inscrição.
7.3 – No ato de realização da prova, o candidato deverá portar os seguintes documentos, sob pena de exclusão do
Concurso Público:
a) Cartão de inscrição (opcional) e o documento civil (original) usado para inscrição (com foto);
b) Caneta esferográfica nas cores Azul ou Preta;
c) Não sendo permitido o uso de chapéus, bonés, boinas, lenços e qualquer outro adorno que cubra total
ou parcialmente os cabelos ou cabeça do candidato.
7.4 – O candidato que estiver portando bolsa, deve acondicionar embaixo da carteira e o celular deve
permanecer desligado.
7.5 – O candidato que for flagrado com bolsas ou celulares no Local da Prova será imediatamente
eliminado, devendo constar essa exclusão na ata dos trabalhos.
7.6 – O candidato somente poderá portar os documentos do item 7.3, inadmissível qualquer exceção.
7.7 – O candidato só poderá se retirar da sala com o mínimo de 30 (trinta) minutos decorridos após o início das
provas; Caso deseje entregar sua prova e sua Folha de Respostas antes deste prazo será eliminado do Concurso.
7.8 – A Folha de Respostas (Gabaritos) não poderá ser preenchida de lápis grafite e nem de caneta esferográfica
que não seja Preta ou Azul.
7.9 – Não serão atribuídos pontos às questões que na Folha de Respostas (Gabaritos) contenha mais de uma
resposta assinalada, bem como aquelas que forem deixadas em branco no gabarito.
7.10 – O candidato só poderá fazer prova no prédio e sala determinados no cartão de inscrição.
7.11 – A composição das Provas para todos os cargos será feita com base no conteúdo programático estabelecido
no Anexo 02 deste Edital.
7.12 – As provas teóricas para todas as categorias valerão 100 (cem) pontos. As questões possuem peso único.
7.13 – As provas serão objetivas, e terão 32 questões, com quatro alternativas cada questão (A, B, C, D),
estabelecidas conforme conteúdo programático inserido no Manual do Candidato. A cada questão em coerência com o
gabarito matriz serão atribuídos 3,125 (três virgula cento e vinte e cinco ) pontos.
7.14 – O caderno contendo as questões não será entregue aos candidatos no final da aplicação das provas. Junto
com a divulgação do Gabarito matriz, a empresa organizadora disponibilizará o modelo de cada prova através do site
www.solucoesconcursos.com.br.
7.15 – Qualquer problema que ocorra sendo contrário ao determinado por escrito, o candidato deve solicitar a
presença do Coordenador, exigindo que conste na folha de freqüência à narrativa do ocorrido, com suas respectivas
assinaturas.
7.16 – Os gabaritos serão divulgados no dia 21/06/2010, a partir da ZERO hora no site
www.solucoesconcursos.com.br e na sede da Prefeitura e da empresa a partir das 08 (oito) horas.
7.17 – Da divulgação do gabarito, cabe recurso até às 12 horas do dia 23/06/2010. Os recursos devem ser
dirigidos a Comissão de Examinadora do Concurso, nos mesmos endereços divulgados no item 2.3.
7.18 – Em caso de interposição de recurso às questões, o mesmo deve ser dirigido à Comissão Examinadora do
Concurso, e enviado para o seguinte endereço: Rua José de Alencar, 828 – Cidade Alta, Natal/RN – CEP 59.025-140. O
Recurso apresentado pelo candidato deve conter o embasamento, sendo obrigatoriamente por escrito, de forma individual,
devendo está digitado em 3 (três) vias, contendo o nome do candidato, número de inscrição, número do documento civil
usado para a inscrição e cargo pretendido.
7.19 – O gabarito oficial, após possíveis correções advindas de Recursos, será divulgado no dia 05 de julho de
2010. As questões anuladas resultarão em pontos para todos os candidatos.
7.20 – Os cadernos de perguntas poderão ser incinerados. O gabarito será arquivado na sede da empresa, ficando
disponibilizado à justiça, por um período de 180 (cento e oitenta) dias, podendo ser incinerado após este prazo, desde que
o resultado fique armazenado em meio eletrônico pelo prazo da validade do concurso.
8. DA CLASSIFICAÇÃO.
8.1 – Para todos os cargos, será classificado o candidato que obtiver nota igual ou superior ao equivalente a 16
(dezesseis) questões acertadas que perfazem a somatória de 50 (cinqüenta) pontos.
8.2 – Será desclassificado automaticamente o candidato que zerar uma das provas constantes no conjunto.
8.3 – Em caso de empate será classificado aquele candidato que: a) for mais velho; e ainda persistindo o empate,
será classificado b) aquele candidato que obtiver o maior número de questões acertadas em Língua Portuguesa e
persistindo o empate, c) Matemática, d) Específicas e conhecimentos gerais respectivamente.
9. DO RESULTADO DAS PROVAS.
9.1 – O Resultado final sairá no dia 07 de julho de 2010, através do Diário Oficial dos Municípios, na sede
da Prefeitura Municipal de Venha Ver e no site da empresa Soluções Concursos, a partir das 10 horas.
9.2 - A relação será elaborada na ordem decrescente do somatório de pontos obtidos pelos concorrentes
habilitados, obedecendo aos critérios de desempate, contendo também os dados cadastrais da ficha de inscrição.
10. DA HOMOLOGAÇÃO.
10.1 - O resultado final será homologado por Decreto expedido pelo Chefe do Poder Executivo e publicado na
imprensa oficial em no máximo 30 dias, a contar da publicação do Resultado no Diário Oficial.
11. DA CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS.
11.1 – O candidato aprovado que na data da convocação não possuir todos os requisitos para ser investido no
cargo ou função poderá solicitar à administração a sua permanência na lista de classificação, contudo ficará ciente que,
não estando mais dentre o número de vagas, a administração não terá a obrigatoriedade de convocá-lo em ocasião
posterior.
11.2 – Será excluído da lista de convocação, por ato do Prefeito Municipal, o candidato que após exame médico
realizado por junta médica municipal, não apresentar condições de saúde adequada para exercer suas funções
plenamente.
12. DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (PNE).
12.1 – Às pessoas Portadoras de Necessidades Especiais – PNE – é assegurado o direito de se inscrever neste
Concurso Público, e a elas serão reservadas 5% (cinco por cento) das vagas oferecidas, conforme a quantidade de vagas
previstas para a Ampla Concorrência, nos termos artigo 37 inciso VIII da Constituição Federal e Decreto 3.298 de
20/12/99.
12.2 – O órgão responsável pela realização do concurso terá a assistência de equipe multiprofissional composta
de três profissionais capacitados e atuantes nas áreas das deficiências em questão, sendo um deles médico, e três
profissionais integrantes da carreira almejada pelo candidato, de modo a permitir a correta avaliação do candidato com
deficiência aprovado no que se referem as suas potencialidades e à adequação do meio ambiente de trabalho que deverá
executar.
12.3 – A equipe multiprofissional avaliará a compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência do
candidato durante o estágio probatório, sendo vedada a submissão do candidato a qualquer espécie de perícia com vistas
a decidir se o mesmo entrará em exercício no cargo para o qual foi aprovado, em razão da sua deficiência.
12.4 – A avaliação, no sentido de estar o candidato apto ou não ao exercício do cargo, deverá ser fundamentada
com clareza, propiciando-se ao mesmo a oportunidade de dela decorrer em caso de inconformismo.
12.5 – É vedado o condicionamento da investidura do candidato no cargo à compatibilidade da sua deficiência
com as atribuições do cargo para o qual foi aprovado, bem como a condição de sua admissão à realização de qualquer
exame médico com essa finalidade.
12.6 – O candidato portador de deficiência que se inscrever, deverá declarar sua condição na Ficha de Inscrição e
apresentar Laudo Médico que ateste a deficiência, bem como seu grau ou nível, com expressa referência ao código
correspondente da Classificação Internacional de Doenças – CID, bem como a provável causa da deficiência.
12.7 – O local para apresentação do Laudo Médico será nos constantes no item 2.3 do presente edital até o dia 15
de maio de 2010. O candidato que não apresentá-lo durante o período de inscrição concorrerá nas vagas destinadas à
ampla concorrência.
12.8 – O candidato com deficiência que entender necessário deve requerer até o dia 15 de maio de 2010, condição
diferenciada para aplicação de provas.
13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS.
13.1 – Não será permitido ao candidato o uso ou porte de máquinas calculadoras, celulares ou similares de
qualquer forma, bem como livros, apostilas, cadernos ou anotações nos locais de realização das provas.
13.2 – Será eliminado do concurso por ato da Empresa organizadora, o candidato que: a) Declarar na ficha de
inscrição qualquer informação não condizente com a realidade. b) no ato da realização das provas, for flagrado se
comunicando de qualquer outra forma com algum candidato que contrarie as normas do presente edital.
13.3 – A lotação do convocado será definida pelo Prefeito Municipal, no ato da convocação, respeitando a
localização para a qual o candidato concorreu. O Chefe do Poder Executivo não poderá nomear candidato designando a
zona rural como local de trabalho se não o cargo para o qual concorreu não dispuser expressamente.
13.4 – As atribuições e tarefas essenciais dos cargos encontram-se determinado pelas Leis Municipais que
regulamentam os cargos, ou seja, o Estatuto do Servidor Público Municipal, a Condição Jurídica e Estrutura
Administrativa.
13.5 – Os servidores ao tomar posse estarão submetidos ao regime estatutário estabelecido por Lei Complementar
Municipal.
13.6 – A jornada de trabalho está estabelecida no Anexo 01 e conforme Regime Jurídico Único dos Servidores
Públicos de Venha Ver/RN.
13.7 – Para os candidatos aprovados no Concurso, e que caso não residam no município, a Prefeitura Municipal
não arcará com despesas de locomoção e transportes.
13.8 – A Comissão Examinadora do Concurso Público 2010 e a Coordenação e Fiscalização do referido Concurso
Público não informará local e sala de aplicação das provas, visto que cabe ao candidato se informar com antecedência
através do Cartão de Inscrição, disponibilizado no site da empresa.
13.9 – Para dirimir os casos omissos no presente EDITAL, a empresa organizadora do concurso depois de ouvida
a Comissão Examinadora do Concurso Público 2010, nomeada através de portaria pelo Prefeito Municipal de Venha Ver,
terá amplos poderes para resolvê-los.
13.10 – Todos os atos oficiais inerentes a este Concurso Público serão publicados no Diário Oficial dos
Municípios do Rio Grande do Norte, através do site www.diariomunicipal.com.br/femurn bem como no site da empresa
organizadora e no Mural de Publicações do Salão de Entrada da Prefeitura de Venha Ver.
13.11 – Ao realizar a inscrição, o candidato concorda de forma plena e irrestrita com os termos deste Edital.
Venha Ver/RN, 03 de Maio de 2010
EXPEDITO SALVIANO
Prefeito Municipal de Venha Ver/RN
ANTONIO LAURENTINO RAMOS IV
Presidente da Comissão Examinadora do Concurso Público 2010
ANEXO 01 – CARGOS, VAGAS E ESCOLARIDADE
CÓD. DESCRIÇÃO DO CARGO SALÁRIO
BÁSICO VAGAS RESERVAS TOTAL ESCOLARIDADE MÍNIMA
Taxa de Inscrição R$ 25,00
001 ASG R$ 510,00 17 06 23 FUNDAMENTAL – 1ª ETAPA
002 VIGILANTE R$ 510,00 05 03 08 FUNDAMENTAL – 1ª ETAPA
Taxa de Inscrição R$ 30,00
101 ASD R$ 510,00 02 00 02 FUNDAMENTAL COMPLETO
102 AGENTE DE ENDEMIAS R$ 510,00 02 01 03 FUNDAMENTAL COMPLETO
103 ASB – AUXILIAR SERV. BUCAL R$ 510,00 02 01 03 FUNDAMENTAL COMPLETO
104 ELETRICISTA R$ 510,00 01 00 01 FUNDAMENTAL COMPLETO
105 FUNILEIRO R$ 510,00 01 00 01 FUNDAMENTAL COMPLETO
106 MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS R$ 510,00 01 00 01 FUNDAMENTAL COMPLETO
107 MOTORISTA R$ 510,00 04 01 05 FUNDAMENTAL COMPLETO
108 FISCAL R$ 510,00 02 00 02 FUNDAMENTAL COMPLETO
Taxa de Inscrição R$ 40,00
201 AUXILIAR ADMINISTRATIVO R$ 510,00 08 02 10 MÉDIO + INFORMÁTICA
202 OPERADOR DE MICRO R$ 510,00 03 00 03 MÉDIO + INFORMÁTICA
203 RECEPCIONISTA R$ 510,00 02 01 03 MÉDIO + INFORMÁTICA
204 AUXILIAR DE SECRETARIA R$ 510,00 05 04 09 MÉDIO + INFORMÁTICA
205 AUXILIAR DE BIBLIOTECA R$ 510,00 01 01 02 MÉDIO + INFORMÁTICA
206 RECREADOR R$ 510,00 01 00 01 MÉDIO + INFORMÁTICA
Taxa de Inscrição R$ 50,00
301 TÉCNICO EM ENFERMAGEM R$ 510,00 08 02 10 CURSO TÉCNICO
302 INSTRUTOR DE INFORMÁTICA R$ 510,00 02 00 02 CURSO TÉCNICO
303 TÉCNICO EM CONTABILIDADE R$ 700,00 02 00 02 CURSO TÉCNICO
Taxa de Inscrição R$ 60,00
501 MEDICO CLINICO GERAL R$ 1.000,00 02 02 04 SUPERIOR
502 MEDICO GINECOLOGISTA R$ 1.000,00 01 00 01 SUPERIOR
503 DENTISTA R$ 1.000,00 02 00 02 SUPERIOR
504 ENFERMEIRO R$ 1.000,00 02 01 03 SUPERIOR
505 FARMACÊUTICO BIOQUIMICO R$ 1.000,00 01 00 01 SUPERIOR
506 NUTRICIONISTA R$ 1.000,00 01 00 01 SUPERIOR
507 ASSISTENTE SOCIAL R$ 1.000,00 01 01 02 SUPERIOR
508 PSICOLOGO R$ 1.000,00 01 00 01 SUPERIOR
TOTAL GERAL 80 26 106
Venha Ver/RN, 03 de Maio de 2010
EXPEDITO SALVIANO
Prefeito Municipal de Venha Ver/RN
ANTONIO LAURENTINO RAMOS IV
Presidente da Comissão Examinadora do Concurso Público 2010
ANEXO 02 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL – 1ª ETAPA.
CONHECIMENTOS GERAIS e ESPECÍFICOS:
PORTUGUÊS – Separação Silábica, Ortografia, Acentuação, Singular/Plural, Aumentativo/Diminutivo, Feminino/Masculino, Sinônimo/Antônimo, Graus
dos Adjetivos (Superlativo, etc.) e emprego do hífen, Fonemas, Encontros Vocálicos e Consonantais, Dígrafos, Sílabas e Pontuação.
MATEMÁTICA – Conjuntos, N.º naturais, N.º ordinais, N.º Romanos, N.º primos, N.º racionais C/Rep. Fracionária e Decimal, Porcentagens, Problemas
de estrutura, geometria (ângulo reto, polígonos, triângulos e quadriláteros), MMC e as quatro operações fundamentais.
CONHECIMENTOS GERAIS – Política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, transporte, desenvolvimento sustentável, segurança,
relações internacionais, artes, literatura e suas vinculações históricas, a nível municipal, estadual, nacional e internacional. Limites geográficos, relevo,
agricultura, pecuária, extrativismo, turismo, a nível municipal, estadual e nacional.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO.
CONHECIMENTOS GERAIS e ESPECÍFICOS:
PORTUGUÊS – Separação Silábica; Ortografia; Acentuação; Singular/Plural; Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração;
Masculino/Feminino; Morfologia (Formação das Palavras, Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção);
Sinonímia, Antonímia, Homonímia, Paronímia, Polissemia, Hiperonímia e Hiponímia; Figuras de sintaxe; Colocação pronominal; Língua (Conceitos
básicos, unidade e variedade, gramática e sua divisão, denotação e conotação, funções da linguagem, tipos de discursos e modalidades da língua);
Interpretação de Texto.
MATEMÁTICA – Conjuntos, Números naturais, primos e racionais C/Rep. Fracionária e decimal. Problemas de estrutura, As Quatro operações
fundamentais, Potenciação, Radiciação, Sistemas com duas incógnitas, Equação de 1º e 2º graus, Áreas planas, Porcentagem, Polinômios, MMC e
MDC, Figuras geométricas (ponto, reta e plano), geometria (poligonos, triângulos e quadrilateros), Trigonometria, Teorema de pitagoras, inequações de
1º grau e 2º grau.
CONHECIMENTOS GERAIS – Política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, transporte, desenvolvimento sustentável, segurança,
relações internacionais, artes, literatura e suas vinculações históricas, a nível municipal, estadual, nacional e internacional. Limites geográficos, relevo,
agricultura, pecuária, extrativismo, turismo, a nível municipal, estadual e nacional.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SOMENTE PARA O CARGO DE AGENTE DE ENDEMIAS
ESPECÍFICAS: Saúde: conceito e relação com o ambiente. Saúde Pública: vigilância, prevenção de doenças e promoção de saúde. Sistema Único de
Saúde e cidadania. Sociedade, ética e promoção de saúde. Saneamento básico e saúde. Práticas de campo: reconhecimento de problemas de saúde
e fatores de risco. O ser humano e a saúde: aspectos básicos do organismo humano funcional. As infecções e as defesas do organismo. Doença e
meio ambiente: agentes patológicos e ciclos vitais – endemias e doenças re-emergentes. Trabalho e saúde – prevenção de doenças associadas ao
trabalho. Saúde nas comunidades: respeito a diferenças de classe, etnia, gênero e geração
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS SOMENTE PARA O CARGO DE ASB – AUXILIAR DE SERVIÇO BUCAL
ESPECÍFICAS: Noções sobre anatomia e fisiologia do corpo humano. Anatomia das unidades dentárias. Funcionamento geral do consultório:
organização de arquivos e fichários, atribuições e funções; noções básicas de manuseio de agendas para marcação de consultas e preenchimento de
fichas. Materiais dentários; radiologia odontológica: técnicas de revelação; isolamento do campo operatório; instrumental odontológico; biossegurança;
métodos de utilização do Flúor tópico; técnicas de higienização bucal; métodos para limitar a propagação de microorganismos, controle da infecção.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO.
CONHECIMENTOS GERAIS e ESPECÍFICOS:
PORTUGUÊS – Separação Silábica, Ortografia, Acentuação Gráfica, Singular e plural, Morfologia (Estrutura e formação das palavras, Substantivo,
Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção, interjeição), Sintaxe (Frase, Oração e período, Termos essenciais,
integrantes e acessórios da oração, vocativo, Tipos de período composto, Orações coordenadas e orações intercaladas, Orações subordinadas,
Concordância, Regência), Apêndice (Crase, Pontuação, Figuras e vícios de linguagem), Recursos fonológicos, sintáticos, semânticos, Linguagem
culta, coloquial e níveis de linguagem; Coesão e coerência textuais; Narração (O que é, elementos da estrutura narrativa, foco narrativo); Descrição,
Dissertação (O que é, elementos da estrutura dissertativa); Argumentação (O que é, técnicas argumentativas); Interpretação de Texto.
MATEMÁTICA – Conjuntos, Números naturais, primos, ordinais, romanos, racionais C/Rep. Fracionárias e decimais. Problemas de estrutura, As
quatro operações fundamentais, Potenciação e Radiciação, Porcentagem, Expressões Algébricas, Trigonometria, Logaritmos, Análise combinatória,
Probabilidades, Sistemas com duas incógnitas e Notação científica, Progressão Geométrica e Aritmética, Matrizes, Determinantes, Juros simples e
compostos, Sistemas lineares, Geometria (Prismas, Pirâmides, Cilindros, Cones, Esferas e Poliedros), Geometria analítica, Funções, Equações e
Inequações do 1º e 2º Grau, Números Complexos.
INFORMÁTICA: Sistema Operacional WINDOWS XP: conceitos básicos; configuração de ambiente; manipulação de arquivos. Editores de textos
Microsoft WORD 2003 ou versões superiores. Arquivo: abrir, salvar, visualizar impressão, etc); digitação de textos; formatação de textos (fonte,
parágrafos, bordas, marcadores, números de páginas, notas de rodapé, quebras de página, colunas, figuras, etc.); comandos de edição (localizar,
substituir, etc.); ferramentas de ortografia, gramática e autocorreção. Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel 2003: manipulação de arquivos (abrir,
salvar, visualizar impressão, etc); digitação de dados; utilização de fórmulas e funções; formatação de dados (células, linhas, colunas, planilha, fonte,
parágrafos, bordas, classificação, filtros, etc.); comandos de edição (localizar, substituir, etc.); verificação de ortografia; criação de gráficos; importação
de dados externos.
CONHECIMENTOS GERAIS – Política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, transporte, desenvolvimento sustentável, segurança,
relações internacionais, artes, literatura e suas vinculações históricas, a nível municipal, estadual, nacional e internacional. Limites geográficos, relevo,
agricultura, pecuária, extrativismo, turismo, a nível municipal, estadual e nacional.
CONHECIMENTOS GERAIS (conteúdo comum para todos os cargos de Nível Técnico e Superior):
PORTUGUÊS – Separação Silábica, Ortografia, Acentuação Gráfica, Singular e plural, Morfologia (Estrutura e formação das palavras, Substantivo,
Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção, interjeição), Sintaxe (Frase, Oração e período, Termos essenciais,
integrantes e acessórios da oração, vocativo, Tipos de período composto, Orações coordenadas e orações intercaladas, Orações subordinadas,
Concordância, Regência), Apêndice (Crase, Pontuação, Figuras e vícios de linguagem), Recursos fonológicos, sintáticos, semânticos, Linguagem
culta, coloquial e níveis de linguagem; Coesão e coerência textuais; Narração (O que é, elementos da estrutura narrativa, foco narrativo); Descrição,
Dissertação (O que é, elementos da estrutura dissertativa); Argumentação (O que é, técnicas argumentativas); Interpretação de Texto.
CONHECIMENTOS GERAIS – Política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, transporte, desenvolvimento sustentável, segurança,
relações internacionais, artes, literatura e suas vinculações históricas, a nível municipal, estadual, nacional e internacional. Limites geográficos, relevo,
agricultura, pecuária, extrativismo, turismo, a nível municipal, estadual e nacional.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (conteúdo para cada cargo isoladamente):
TÉCNICO DE ENFERMAGEM
ESPECÍFICAS: Assistência do Auxiliar/Técnico de enfermagem no Pré Natal e durante o parto; Atuação do Auxiliar/Técnico de enfermagem no
programa de imunização do ministério da saúde; Atuação do Auxiliar/Técnico de enfermagem no programa DST/AIDS do ministério da saúde; Medidas
de prevenção e controle da infecção hospitalar; Métodos e vias de administração de medicamentos; Fundamentos de enfermagem; Cuidados com
cateteres, drenos e ostômias; Cuidado do Auxiliar/Técnico de enfermagem ao paciente cirúrgico no pré, trans e pós operatório; Assistência do
Auxiliar/Técnico de enfermagem ao paciente Grave; Assistência do Auxiliar/Técnico de enfermagem ao paciente politraumatizado; Balanço Hídrico; Lei
do Exercício Profissional e decreto regulamentador do exercício profissional; Código de Ética dos profissionais de enfermagem; Medidas de proteção e
prevenção de acidentes de trabalho;
INSTRUTOR DE INFORMÁTICA
ESPECÍFICAS: Conhecimentos Básicos em Hardware e Software: Conceitos e fundamentos de hardware e software; sistemas operacionais MSWindows
e Linux. Editores de textos e Planilhas eletrônicas. Modelos de sistemas de computação, cliente-servidor, n-camadas. Desenvolvimento de
Sistemas: Lógica de programação: algoritmos, fluxogramas, programação orientada a objetos, depuração. Organização da informação: estruturas de
dados, arquivos e registros, bancos de dados. Linguagens de programação: PL/SQL, SQL e Java. Linguagens de programação para web: javascript,
HTML e JSP. Tecnologias web: AJAX, Webservices, DOM, CSS, DHTML, XML. Banco de dados: fundamentos de banco de dados relacional,
conceitos, componentes, funcionamento, segurança e integridade, transações, controle de concorrência, recuperação após falha, modelagem lógica e
física, código armazenado (stored procedures e triggers). Interpretação de modelos: diagrama entidade-relacionamento, diagramas UML. Redes de
Computadores e Segurança: Conceitos, fundamentos, arquitetura, meios de transmissão; redes LAN e WAN; equipamentos de rede; roteamento;
protocolos de comunicação; protocolo TCP/IP; DNS; sistemas operacionais de rede MS-Windows 2003 e Linux; serviço de diretório Windows; modelos
de referência; segurança; criptografia de dados; assinatura digital; conceitos de firewall, IPS, IDS; políticas de backup/restore; anti-vírus.
Internet/Intranet: Correio eletrônico: IMAP, SMTP, controle de SPAM. Serviços de diretórios e LDAP. Servidores web: Apache, Zope. Tecnologias web:
AJAX, Webservices (XML RPC, SOAP, RSS), DOM, CSS, DHTML. Linguagens de programação para web: python, php, javascript, HTML e JSP.
TÉCNICO EM CONTABILIDADE
NOÇÕES BÁSICAS DE CONTABILIDADE GERAL: fundamentos conceituais de contabilidade: conceito, objeto, finalidade, usuários e princípios
contábeis. Patrimônio: conceito, elementos e equação patrimonial. Fundamentos conceituais de ativo, passivo, receita e despesa. Principais
demonstrações financeiras.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE CONTABILIDADE PÚBLICA: fundamentos legais e técnicos de contabilidade pública: conceito, objetivos,
princípios, métodos de escrituração e sistemas de contas. Aspectos jurídicos e contábeis do patrimônio público: bens, direitos e obrigações (dívidas
fundada e flutuante). Plano de contas: aspectos gerais e composição do plano de contas. Inventário: conceito, princípios, fases e avaliação dos
elementos patrimoniais. Demonstrações contábeis – balanços: orçamentário, financeiro e patrimonial, e demonstração das variações patrimoniais.
Instrumentos de planejamento e orçamentos: plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual. Orçamento público: conceito,
princípios e conteúdo da proposta orçamentária. Classificações orçamentárias: classificação legal da receita e classificação legal da despesa –
classificação institucional, funcional-programática e econômica. Créditos adicionais. Receita e despesa extra-orçamentárias. Execução orçamentária:
fases da receita – previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento, e fases da despesa – programação, licitação, empenho, liquidação e pagamento.
Restos a pagar. Aspectos legais da gestão fiscal, conforme preceitos da Lei Complementar n º 101/2000, relativos a: lei de diretrizes orçamentárias, lei
orçamentária anual, programação financeira, metas de resultados nominal e primário, gestão da receita, gestão da despesa, gestão patrimonial,
escrituração e consolidação das contas. Licitações – Lei nº 8.666/93: objetivos, objeto, princípios, modalidades, condições e critérios para habilitação e
julgamento, tipos de licitação e sanções. Controle da administração pública: controle interno e controle externo.
MÉDICO CLÍNICO GERAL
ESPECÍFICAS: Hipo e Hipervitaminose; Imunidade ativa e passiva; Doenças auto-imunes; Viroses respiratórias; Infecções produzidas por: cocos,
bacilos, microbactérias; Amebíase; Toxoplasmose; Doença de Chagas; Esquistossomose; Dermatoses alérgicas; Micoses superficiais; Zoodermatoses;
Molésticas venérias (DST); Anemias; Conjuntivites; Otites; Amigdalites; Rinites; Bronquites; Asma; Pneumonias; Tuberculose pulmonar; Doença
reumática; ICC (Insuficiência cardíaca congestiva); Hipertensão arterial; Infarto do Miocárdio; Úlcera péptica; Gastrite; Apendicite aguda; Hepatite por
vírus; Abortamento; IRA e IRC (Insuficiência renal); Pielonefrites; Diabetes mellitus; Epilepsias; Choque; Abdômen agudo; Desidratação; Diarréias
infantis.
MÉDICO GINECOLOGISTA
ESPECÍFICO - Ginecologia endócrina: anomalias congênitas do aparelho reprodutor feminino, vaginites e cervicites, câncer do colo uterino, tumores
do ovário, câncer de mama, hiperplasia endometrial, doenças sexualmente transmissíveis. Puberdade, esterilidade conjugal, endometriose. Pré-natal
normal e patológico. Seguimento, controle, intercorrências, assistência ao parto, infecções e gravidez, D.S.T. e gravidez, gravidez na adolescência e na
mulher com mais de 35 anos de idade; eclâmpsia, sofrimento fetal, coriomas, climatério, imunização. Planejamento familiar. Aleitamento materno.
Tuberculose. Hanseníase. AIDS, rubéola, sarampo. Alterações menstruais. Preenchimento da declaração de óbito. Preenchimento da declaração de
óbito. Políticas de Saúde – Lei nº 8080, de 19/09/1990; Lei nº 8142, de 28/12/1990; Portaria nº 399/GM de 22/02/2006; Portaria 648, de 28/03/2006. Os
preceitos éticos enquanto princípios e diretrizes norteadores da ética profissional.
DENTISTA
ESPECÍFICAS: Biossegurança e controle da infecção na Prática Odontológica – Ergonomia – Doenças profissionais/ocupacionais; Diagnóstico de
cárie; Epidemiologia das doenças bucais – Periodontia; Risco de cárie; Fluoretos em Odontologia; Selantes; Terapia Pulpar em dentes decíduos e
permanentes jovens; Soluções anestésicas e emergências no consultório; Atenção odontológica a diabéticos, gestantes, cardíacos, reumáticos e
hemofílicos; Doenças transmissíveis na prática odontológica; Doenças de boca e manifestações bucais de doenças gerais: Câncer bucal;
Enfrentamento de emergências e traumas – traumatismos na dentição decídua; Controle da placa bacteriana.
ENFERMEIRO
ESPECÍFICAS: Relação saúde/doença; Saúde da mulher, do trabalhador, da Criança e mental; DST/AIDS; Procedimentos Terapêuticos; Assistência
ao paciente; Cuidados de enfermagem; Saúde pública; Doenças infecto-contagiosas; Centro cirúrgico; Administração de Enfermagem; Casos clínicos;
Ética de Enfermagem.
FARMACÊUTICO BIOQUÍMICO
ESPECÍFICAS: Formas Farmacêuticas (Sólidas, Líquidas, Semi-Liquidas) Incompatibilidades farmacêuticas (Físicas, Químicas e físico-químicas),
Alterações da estabilidade, Operações farmacêuticas (Pulverização, Dissolução, Filtração, Secagem, Esterilização e Dispersão), Farmácia hospitalar,
Reações adversas a medicamentos e interações; O Hospital (Conceito, Objetivos, Classificação, Tipologia e Estrutura Organizacional); Sistema de
distribuição de medicamentos; Material médico-hospitalar (Tipo, Armazenamento, Distribuição e Uso); Fármacocinética (Absorção, Distribuição,
Metabolismo e Excreção); Atuação do farmacêutico nas principais comissões do hospital; MICROBIOLOGIA: - Métodos microscópicos, Meios de
cultura utilizado na Rotina, Antibiograma, coprocultura, urocultura, hemocultura, Bactérias Gran Positivas e negativas, Mycobacterium, DST, Micoses;
Diagnósticos das principais viroses humanas. Esterilização e Desinfecção. PARASITOLOGIA: Coleta, conservação, transporte de material, Diagnóstico
pelo exame, ciclo biológico, habitat, patogenia das principais verminoses. HEMATOLOGIA: coleta, conservação, transporte do material;
Anticoagulantes, Técnicas de coloração de sangue; contagem de eritrócitos, leucócitos. Plaquetas e reticulócitos (Alterações e interpretação clínica);
Determinação da hemoglobina, hematócrito, índices hematimétricos (Interpretação clínica); hemograma completo; Hemóstase e coagulação; sistema
ABO e Rh; Determinação das alterações hematológicas; Principais anemias; Leucemias. BIOQUÍMICA CLÍNICA: coleta, conservação e transporte de
amostras, anticoagulantes; Métodos analíticos aplicados a ioquímica; Glicídios, lipídios, Enzimas, eletrólitos; Equilíbrio Ácido-Básico, Marcadores
tumorais, Hormônios, Fluídos biológicos (Sangue, Sêmem, Líquido sinovial, Líquidos serosos; Liquido Amniótico; Líquido cefalorraquidiano; Sucos
digestivos); Uroanálises. IMUNOLOGIA: - Conceitos gerais, Resposta imune; Antígenos leucocitário humano; Reações de hipersensibilidades;
Imunohematologia; Métodos de diagnósticos imunológicos aplicados às doenças de origem bacteriana, viral, parasitológica, fúngica e auto-imunes.
NUTRICIONISTA
ESPECÍFICAS: Nutrição básica: carboidratos, proteínas e lipídeos. Digestão, absorção, transporte, metabolismo e excreção, classificação, função e
fontes. Minerais e vitaminas. Água, eletrólitos, fibras: conceito, classificação, função, fontes. Terapia nutricional nas patologias cardiovasculares, do
sistema digestório, endócrinas e do metabolismo renal, nas alergias e tolerâncias alimentares, na desnutrição energético-protéica. Nutrição em Saúde
Coletiva: epidemiologia nutricional, determinantes da desnutrição, obesidade, anemia, hipovitaminose A. Sistema Nacional de Segurança Alimentar e
Nutricional; Vigilância Nutricional. Nutrição materno-infantil; alimentação da nutriz; amamentação: leite humano; alimentação complementar. Avaliação
nutricional: conceitos e métodos utilizados em todos os grupos etários. Técnica dietética: conceito, classificação e característica. Pré-preparo e preparo
de alimentos, utilização integral dos alimentos.
ASSISTENTE SOCIAL
ESPECÍFICAS: ESTADO E SOCIEDADE: Formas de Estado. O papel do Estado no mundo globalizado. A sociedade civil (suas diversas acepções).
DIREITOS E POLITICAS PUBLICAS: Garantias Constitucionais.Fundamentais. Previdência Social. LOAS; SUAS. SUS. ECA. Estatuto do Idoso.
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS/TEÓRICOS/METOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL: Bases históricas do S .Social. Reconceituação. Dimensão
política da prática profissional na contemporaneidade. Planejamento estratégico. Atuação profissional na execução de políticas publicas.
Instrumentalidade do Serviço Social. INSTITUIÇÕES E A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL: Demandas institucionais. O espaço
de trabalho do Serviço Social. Ações propositivas da prática profissional. Trabalho Interdisciplinar. CIDADANIA/PARTICIPAÇÃO E
MOVIMENTOSOCIAIS: Participação política. Participação cidadã no poder local e global. Organizações Sociais. ÉTICA PROFISSIONAL: Código de
Ética Profissional do Assistente Social.
PSICÓLOGO
ESPECÍFICAS: O Papel do psicólogo nos serviços de saúde; Técnicas de avaliação psicológica; Noções básicas de psicologia do desenvolvimento;
Noções básicas de psicopatologia: definição e descrição dos sinais e sintomas dos distúrbios psíquicos mais freqüentes; Noções básicas de
classificação dos distúrbios psíquicos; Descrições gerais e abordagens terapêuticas das síndromes psicopatológicas: transtornos psicóticos, do humor,
neuróticos, de personalidade, orgânicos e decorrentes do uso do álcool e outras substâncias psicopáticas; Abordagens terapêuticas; O trabalho em
equipe multiprofissional; O papel e a técnica de entrevista em saúde mental; Psicoterapias, indicações e modalidades grupal e individual - para
crianças, familiar e outros; Princípios de epidemiologia em saúde mental; As diretrizes do atual modelo de atenção em saúde mental no Brasil; A
desospitalização e a desinstitucionalização; Os novos equipamentos de atenção e saúde mental; O resgate dos direitos de cidadania dos usuários; Os
princípios e a organização do Sistema Único de Saúde - SUS.
Venha Ver/RN, 03 de Maio de 2010
EXPEDITO SALVIANO
Prefeito Municipal de Venha Ver/RN
ANTONIO LAURENTINO RAMOS IV
Presidente da Comissão Examinadora do Concurso Público 2010