! !

VOCE É O VISITANTE DE N°

domingo, 22 de agosto de 2010

Especialistas defendem que pais leiam para filhos a partir dos 6 meses, porque melhora a cognição e o desempenho escolar


Livros com abas, que abrem janelas e são mais resistentes são os ideais para os bebês pequenos / Foto: Simone Marinho
RIO - Ler ou não ler para o bebê, eis uma questão que David Dickinson, doutor em educação pela Universidade de Harvard, e Perri Klass, pediatra, escritora e professora de pediatria e jornalismo da Universidade de Nova York, garantem saber responder. Sim, deve-se ler e muito, a partir dos 6 meses de vida, mas sem deixar os olhinhos do neném arregalados com a maluquice de Hamlet ou as desgraças de Rei Lear. A recomendação dos super-especialistas é incluir, em meio à troca de fraldas, a mamadeiras, passeios e choros, o folhear diário das páginas de um livro apropriado para aquela faixa etária, cheio de cores e figuras (hoje não faltam opções nas prateleiras). Para eles, esta é a melhor forma de desenvolver a inteligência da criança e a sua linguagem oral e escrita, preparando-a para a alfabetização e aprimorando sua capacidade de aprender.

Leitor clica crianças carregando sacos em Nova Iguaçu e reflete sobre o trabalho infantil


Eu-Repórter: crianças carregam saco de pesado em Nova Iguaçu/ Foto do leitor Álvaro Jorge Paço Eu-Repórter: crianças carregam saco de pesado em Nova Iguaçu/ Foto do leitor Álvaro Jorge Paço
RIO - Ao retornar de um trabalho, vejo algo bastante comum, pelo menos aqui em Nova Iguaçu: crianças, que deveriam estar em algum local para se divertir, investindo o tempo de sua infância em alguma atividade que seja benéfica para elas, carregando sacos numa atividade que pode caracterizar o trabalho infantil. Nas fotos, elas aparecem carregando um saco que é praticamente de seus tamanhos.
Eu-Repórter: crianças carregam saco de pesado em Nova Iguaçu/ Foto do leitor Álvaro Jorge Paço Eu-Repórter: crianças carregam saco de pesado em Nova Iguaçu/ Foto do leitor Álvaro Jorge Paço
Mas como? Políticos daqui e de tantos outros municípios não estão nem aí para isso. "É normal", eles falam. É só aparecer na mídia que logo tratam de usar o talento deles para transformar o assunto em votos , votos e votos.

Ativistas fazem 'touro humano' em protesto contra touradas na Espanha

Ativistas fazem 'touro humano' em protesto em Bilbao / Reuters
RIO - Cerca de 120 ativistas seminus e com os corpos pintados de preto e vermelho se reuniram neste sábado em frente ao museu Guggenheim de Bilbao para formar um 'touro humano' e, assim, protestar contra as touradas na Espanha.
As associações que convocaram o protesto esperam que o País Basco siga os passos das ilhas Canárias e da Catalunha e se torne a terceira comunidade da Espanha a proibir as touradas.
Ativistas fazem 'touro humano' em protesto em Bilbao / Reuters
O protesto coincide com o início da chamada Grande Semana de Bilbao, que conta também com corridas de touros, e das famosas feiras de touros da cidade. É o terceiro ano seguido que um protesto do tipo é realizado na capital da província de Biscaia, no País Basco.
As manifestações continuam neste domingo com, entre outros atos, uma marcha pela cidade que culminará na principal praça de touros de Bilbao.

Parcerias